quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Alimentação adequada...

Uma boa alimentação deve ser adequada as condições funcionais de cada pessoa, devendo ser constante em todas as idades e pela vida toda.



O alimento é importante para todo o funcionamento do corpo, é através dele que obtemos energia necessária para estar bem e com disposição.



Uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de açúcar, gordura, proteína, vitaminas e sais minerais alem de água.





O atendimento das necessidades de vitaminas e sais minerais é essencial, pois esses nutrientes, além de atuar regulando diversas funções no organismo, agem como antioxidantes, prevenindo o envelhecimento e aparecimento de doenças. É importante que as refeições sejam gostosas com aspecto bonito e com um aroma agradável, para que uma refeição saudável também seja saborosa.



O idoso tem a tendência de perder o paladar, assim acabam perdendo o apetite por não sentirem mais o gosto dos alimentos. Por isso é importante a aparência do alimento para dar mais apetite.


Não existem alimentos específicos para terceira idade, mas existem alimentos que ajudam na prevenção de doenças como:

Diabetes: ingerir fibra, aveia, cereal, pão integral e folhas, evitar açúcar e fazer alguma atividade física leve.

Hipertensão: reduzir o consumo de sal, comer vegetais e alimentos que contenham potássio e tomar de seis a oito copos de água por dia.

Colesterol e Triglicéride: consumo de vegetais e frutas com bagaço.

Osteoporose: consumir cálcio magnésio e vitamina D.

Parkinson e Alzheimer: vitaminas E, D, betacaroteno e selênio.

Fortalecimento do sistema imune: vitaminas C, B6, B12, acido fólico.


Para recuperar a flora intestinal: lactobaccilus.

Fortalecimento do sistema circulatório: vitamina C .

Estudos científicos mostram que determinados legumes e frutas atenuam o processo de multiplicação de células que ocorrem nos tumores, destacando-se os brócolis, tomate, soja, alho, cebola, pimenta e frutas cítricas.


A alimentação somada ao avanço da ciência, tem ajudado muito a população idosa a envelhecer com saúde e disposição. Segundo o IBGE, estima-se que no Brasil, entre 1950 e 2025, a quantidade de idosos aumentará 16 vezes contra cinco vezes da população total, isso é sinal de vida saudável.

Nenhum comentário: